fbpx

Celebre as tradições culturais de Bombinhas conhecendo esses eventos que você pode curtir o ano todo! 

Eventualmente, a cidade comemora as datas mais importantes de seu calendário com manifestações culturais, reunindo amigos e familiares. 

Entre esses eventos estão os que acontecem ao longo do ano, como o Boi de Mamão, o Terno de Reis e jogos tradicionais como o Pão de Deus. 

Este artigo mostra alguns detalhes dessas tradições culturais para quem visita Bombinhas e deseja conhecer melhor seu povo e sua cultura. 

O Boi de Mamão 

O Boi de Mamão é uma manifestação popular que acontece anualmente e envolve apresentações de canto, música e dança. É uma ótima maneira de vivenciar a cultura local e ver como os bombinenses se divertem. 

Nessas apresentações, os artistas assumem o papel de diferentes personagens com performances em armações de tecido, metal ou madeira. 

Os personagens principais são um boi, seu dono, um médico, uma viúva, um cavalo chamado Maricota e Bernuncia.  

Terno de Reis: celebre as tradições culturais de Bombinhas com muita comida e união 

O Terno de Reis era uma tradição portuguesa realizada na época do Natal, onde grupos se reuniam para anunciar o nascimento de Jesus através da música. 

Uma das comemorações mais importantes da época natalina, marcou a vida dos moradores locais. 

Grupos – alguns sem instrumentos musicais – iam de casa em casa pelas ruas da cidade e recebiam presentes de cada morador. 

Iguarias locais eram oferecidas para os convidados, incluindo licores e doces feitos com cachaça. 

O canto foi perdido ao longo dos anos – tanto que quase não há mais apresentações – mas ainda pode ser encontrado ocasionalmente. 

Experimente as tradições culturais e conecte-se com os locais como nunca antes participando da Corrida de Canoa em Bombinhas 

A Corrida de Canoa é uma das manifestações mais populares de Bombinhas e acontece no aniversário da cidade. 

A corrida é uma competição que acontece na praia mais disputada de Bombinhas, a praia do Centro. De lá, equipes de duas pessoas remam mar acima em canoas, até a linha de chegada. A primeira equipe a cruzar a linha vence. 

Ela é uma ótima maneira de conhecer as tradições culturais de Bombinhas e ver a cidade de uma perspectiva diferente. 

Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes 

A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes foi trazida de Portugal por um dos primeiros povoadores e desde então, conserva-se numa pequena capela no alto de uma colina

Todos os anos, no dia da festa de Nossa Senhora dos Navegantes, é realizada uma procissão em sua homenagem. 

Os barcos partem do trapiche da praia do Embrulho e cruzam as praias de Bombinhas e Bombas

Esta é uma bela tradição que celebra a rica história e cultura de Bombinhas. 

Além do desfile de barcos, outras festividades também acontecem, como celebrações religiosas e almoço aberto para toda a comunidade. 

Pesca artesanal da tainha  

A cidade de Bombinhas, localizada em Santa Catarina, é conhecida por suas praias e belezas naturais. No entanto, a cidade também possui um rico patrimônio cultural que é celebrado por meio de diversas manifestações populares ao longo do ano. 

Uma dessas tradições é a pesca artesanal da tainha. Essa prática secular envolve o uso de rede para a captura de tainhas nas águas do litoral de Bombinhas. 

Acontece todos os anos, de maio a julho, e é parte vital da economia e cultura local. 

A pesca artesanal da tainha é uma das tradições culturais de Bombinhas mais populares. O peixe é vendido nos mercados locais e o dinheiro é usado para ajudar a sustentar as famílias dos pescadores. 

Pão de Deus: uma herança de 100 anos! 

Entre as tradições culturais de Bombinhas, também estão os jogos tradicionais como o Pão de Deus. 

O Pão de Deus era uma brincadeira popular entre os açorianos e consistia em enviar uma lembrancinha a um ente querido. 

A brincadeira era usada como forma de expressar amor, felicidade ou até mesmo propostas de casamento. Presentes, feitos à mão ou comprados em lojas, eram sempre entregues com um pequeno versinho. 

Solicite disponibilidade na Cantinho Sonhado

Hospede-se na Cantinho Sonhado e aproveite ao máximo da sua estadia enquanto desfruta da rica cultura local 

Bombinhas é uma cidade rica em cultura e tradição. Todos os anos, a cidade ganha vida com manifestações populares como o Boi de Mamão, o Terno de Reis e jogos tradicionais como o Pão de Deus. 

Esses eventos são uma ótima maneira de conhecer a riqueza cultural de Bombinhas e seu povo. E que melhor lugar para se hospedar durante esses eventos do que na Cantinho Sonhado? 

Nossa pousada tem localização central e oferece acomodações confortáveis. Além disso, nossa simpática equipe terá o maior prazer em ajudá-lo a aproveitar ao máximo sua estadia na cidade. 

Solicite disponibilidade e venha conhecer as tradições culturais de Bombinhas hospedado na Cantinho Sonhado!