Blog

Bonecos Boi de Mamão

As tradições culturais de Bombinhas

Bombinhas é uma cidade rica em todos os sentidos. É repleta de natureza, belezas naturais e praias com as águas mais cristalinas do estado. Mas não para por aí! Além disso tudo, também conta com uma rica tradição cultural, principalmente do povo açoriano.

Hoje, vamos conhecer algumas dessas tradições que ainda podem ser conhecidas e praticadas na península do litoral catarinense. Conheça algumas das melhores e mais conhecidas tradições culturais de Bombinhas.

 

Boi de Mamão

Popular em todo o litoral catarinense, a brincadeira do Boi de Mamão envolve apresentações de canto, música e dança. É uma manifestação folclórica também conhecida como Boi de Pano. Tem seus primeiros registros datados em 1840.

Nas apresentações os artistas se caracterizam como os personagens, em armações feitas a partir de pano e metal ou madeira. Entre os principais, estão o boi, o dono do boi, o doutor, a viúva, o cavalinho, a Maricota e a Bernuncia.

Bonecos do Boi de Mamão (Foto: bombinhas.sc.gov.br)

Em Bombinhas, o Instituto Boimamão é um dos principais interessados em resgatar essa tradição cultural. Desde a confecção dos bonecos até as apresentações, envolvendo canto e música. É um legado que dificilmente será esquecido no município e merece o destaque.

Bonecos do Instituto Boimamão (Foto: Turismo Bombinhas, Mauro Vieira)

 

Terno de Reis

O Terno de Reis era uma tradição realizada na época do natal, onde grupos se reuniam para anunciar o nascimento de Jesus através de cantorias. Como uma das celebrações mais importantes da época de natal, marcou a vida dos moradores locais.

Terno de Reis (Foto: bombinhas.sc.gov.br)

Os grupos, que podiam ou não contar com instrumentos musicais, saiam de casa em casa pelas ruas da cidade. Nessas casas, eram recebidos com quitutes e principalmente com as bebidas típicas da região, como licores e a famosa consertada (na qual já comentamos no artigo a cachaça e a consertada da Costa Esmeralda).

As cantorias foram se perdendo ao longo dos anos, mas podem ser encontradas ainda hoje em dia, muito raramente. Os versinhos eram curtos, como o trecho a seguir:

“Porta aberta luz acesa

É sinal de alegria

Mande entrar os Santos Reis

Com sua nobre família”

 

Pão por Deus

O Pão por Deus era uma brincadeira popular entre os povos açores e consistia em enviar uma lembrancinha a alguém querido sugerindo um presente. A brincadeira era uma forma de demonstrar carinho e amor pelo outro, como uma prova de amizade. Também era comum usar a prática para pedir alguém em namoro ou casamento.

Coração de papel com versinho (Foto: odespertardaespiritualidade.blogspot.com.br)

As lembrancinhas, geralmente confeccionadas em casa, como um coração de papel ou um bolo, vinham sempre acompanhadas de um versinho  que sugeria um presente. Na maioria das vezes era correspondido. Veja um dos versinhos normalmente enviados:

“Lá vai meu coração

Com um passarinho preto e branco

Se não tiver outra coisa

Me manda um par de tamanco”

 

Ficou curioso para conhecer mais sobre a cultura local de Bombinhas? Venha conhecer esse paraíso.

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *