Blog

Brincadeiras para fazer com as crianças na praia

Passar um tempo com as crianças é um dos melhores momentos para os pais, e um dos mais  revigorantes para toda a família. Ser criança de novo, de adulto nunca quis? Mas, como alguns dizem… o nascimento de um filho é uma nova oportunidade para ser criança. E quando falamos de praia e férias então… é o momento certo para aproveitar as oportunidades. Nesse artigo, que tal aproveitar para conhecer algumas brincadeiras para fazer com as crianças na praia?

 

Brincadeiras – devem ser exploradas com crianças

Como dizia o famoso astrônomo Arquimedes, “Brincar é condição fundamental para ser sério.” A arte de brincar, se divertir e sorrir nos momentos mais simples é de fato uma das melhores sensações da vida. Ser criança, brincar e explorar o sentido das coisas.  Descobrir como a vida funciona simplesmente se divertindo.

¹O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. … O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora, é a linguagem universal para qualquer crianças muito antes de saber qualquer outra coisa.

²E na brincadeira que a criança consegue vencer seus limites e passa a vivenciar experiências que vão além de sua idade e realidade, fazendo com que ela desenvolva sua consciência

 

Importante, não é? Brincar não esta associado apenas à diversão, mas na construção desse processo que faz com que a criança possa ser ela mesma e desenvolver sua personalidade a partir de experiencias.

E já que sabemos um pouco  dessa importante atividade, nas suas férias não deixe de explorar a criatividade. Para isso, segue algumas dicas de brincadeiras para fazer com as crianças na praia.

Brincadeiras para fazer com as crianças na praia – prepare sua energia!

Se você acha que para uma boa brincadeira na praia com as crianças precisa de muitos recursos, você esta enganado!  Para a diversão de uma criança bastam dois fatores que qualquer um pode ter: imaginação e energia. Vamos lá!

#1 Castelo de Areia

Construir um castelo com um dos recursos mais abundantes na praia. Tudo o que você precisa é da sua imaginação.

Tudo que você precisa é alguns baldinhos, colheres de brinquedo e água, para dar densidade a areia e começar a dar forma em suas ideias. Se você quiser construir algo mais elaborado, vale procurar figuras que possam ser recriadas com areia, e desenvolver elas com a energia das crianças.

Castelo de areia podem se feitas tartarugas, peixes e outros animais, ou até mesmo mais complexos, como, por exemplo, personagens e figuras. Tudo só depende da vontade e empenho na atividade. A simplicidade da atividade esconde um mar de oportunidades para desenvolver a criatividade e lógica de uma criança.

Tartaruga de areia

#2 – Fotos engraçadas – poses na dimensão do espaço e objeto

Uma câmera ou um smartphone são os recursos principais para essa brincadeira. Aqui, a imaginação é levada ao nível máximo. A nova geração de crianças tem um gosto especial pela fotografia e pela própria tecnologia, e integrar isso a uma boa atividade ajuda a desenvolver ainda mais esse gosto.

A brincadeira consiste em elaborar poses diversas em conjunto com o espaço no qual estão as crianças. A forma de fazer é selecionar dos dois elementos principais (criança e o objeto/pessoa) e coloca-los em distancias diferentes (geralmente uma mais a frente e outra afastada), mas que no final se integram em uma unica imagem.

A ilusão de óptica, como pode ser chamado essa atividade, pode ajudar a desenvolver a noção de espaço de uma criança e faze-la entender melhor sobre proporção de espaço.

Para você entender melhor, ai vai um exemplo:

 

Dimensão de espaço e objeto/pessoa (fotos engraçadas Pinterest)

 

#3 Frescobol – Exercitando o corpo

Agora que sabemos como exercitar a criatividade nas brincadeiras acima, vamos colocar o corpo também.

O frescobol é uma excelente brincadeira para ser realizada com as crianças, basta providenciar duas raquetes e um bolinha. Geralmente podem ser encontradas em qualquer loja de artigos de praia ou as vezes são disponibilizadas pelo lugar onde estiver hospedado.

A brincadeira consiste em bater a bola para a criança com apenas um toque na raquete, mas de forma leve, para que ela possa rebater de volta. Quem deixar a bola cair ou rebater errado e cair no chão perde um ou mais pontos (as regras podem ser estabelecidas pelos pais).

 

Gostou das dicas? Essas brincadeiras para fazer com as crianças na praia, além de simples e muito divertidas, são muito importantes para o desenvolvimento das crianças. Não perca esses momentos com a família. Nas suas férias, conheça a cidade de Bombinhas, famosa por juntar momentos como esses a lindas praias e belezas naturais.

Da uma olhada em um Cantinho especial onde você pode ficar com sua família e realizar essas atividades.

 

Fonte: Brasil escola, Vigotsky (1984, apud WAJSKOP, 2007)

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *