fbpx

Passar um tempo com as crianças é um dos melhores momentos para os pais, e um dos mais  revigorantes para toda a família. Ser criança de novo, de adulto nunca quis? Mas, como alguns dizem… o nascimento de um filho é uma nova oportunidade para ser criança. E quando falamos de praia e férias então… é o momento certo para aproveitar as oportunidades. Nesse artigo, que tal aproveitar para conhecer algumas brincadeiras para fazer com as crianças na praia?

Brincadeiras – devem ser exploradas com crianças

Como dizia o famoso astrônomo Arquimedes, “Brincar é condição fundamental para ser sério.” A arte de brincar, se divertir e sorrir nos momentos mais simples é de fato uma das melhores sensações da vida. Ser criança, brincar e explorar o sentido das coisas.  Descobrir como a vida funciona simplesmente se divertindo.

Crianças

¹O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. … O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora, é a linguagem universal para qualquer crianças muito antes de saber qualquer outra coisa.

²E na brincadeira que a criança consegue vencer seus limites e passa a vivenciar experiências que vão além de sua idade e realidade, fazendo com que ela desenvolva sua consciência

Praia

Importante, não é? Brincar não esta associado apenas à diversão, mas na construção desse processo que faz com que a criança possa ser ela mesma e desenvolver sua personalidade a partir de experiencias.

E já que sabemos um pouco  dessa importante atividade, nas suas férias não deixe de explorar a criatividade. Para isso, segue algumas dicas de brincadeiras para fazer com as crianças na praia.

Brincadeiras para fazer com as crianças na praia – prepare sua energia!

Se você acha que para uma boa brincadeira na praia com as crianças precisa de muitos recursos, você esta enganado!  Para a diversão de uma criança bastam dois fatores que qualquer um pode ter: imaginação e energia. Vamos lá!

#1 Castelo de Areia

Construir um castelo com um dos recursos mais abundantes na praia. Tudo o que você precisa é da sua imaginação.

Tudo que você precisa é alguns baldinhos, colheres de brinquedo e água, para dar densidade a areia e começar a dar forma em suas ideias. Se você quiser construir algo mais elaborado, vale procurar figuras que possam ser recriadas com areia, e desenvolver elas com a energia das crianças.

castelo de areia

Castelo de areia podem se feitas tartarugas, peixes e outros animais, ou até mesmo mais complexos, como, por exemplo, personagens e figuras. Tudo só depende da vontade e empenho na atividade. A simplicidade da atividade esconde um mar de oportunidades para desenvolver a criatividade e lógica de uma criança.

Tartaruga de areia

#2 – Fotos engraçadas – poses na dimensão do espaço e objeto

Uma câmera ou um smartphone são os recursos principais para essa brincadeira. Aqui, a imaginação é levada ao nível máximo. A nova geração de crianças tem um gosto especial pela fotografia e pela própria tecnologia, e integrar isso a uma boa atividade ajuda a desenvolver ainda mais esse gosto.

A brincadeira consiste em elaborar poses diversas em conjunto com o espaço no qual estão as crianças. A forma de fazer é selecionar dos dois elementos principais (criança e o objeto/pessoa) e coloca-los em distancias diferentes (geralmente uma mais a frente e outra afastada), mas que no final se integram em uma unica imagem.

A ilusão de óptica, como pode ser chamado essa atividade, pode ajudar a desenvolver a noção de espaço de uma criança e faze-la entender melhor sobre proporção de espaço.

Para você entender melhor, ai vai um exemplo:

Fotografias
Dimensão de espaço e objeto/pessoa (fotos engraçadas Pinterest)

#3 Frescobol – Exercitando o corpo

Agora que sabemos como exercitar a criatividade nas brincadeiras acima, vamos colocar o corpo também.

O frescobol é uma excelente brincadeira e esporte para ser realizada com as crianças, basta providenciar duas raquetes e um bolinha. Geralmente podem ser encontradas em qualquer loja de artigos de praia ou as vezes são disponibilizadas pelo lugar onde estiver hospedado.

A brincadeira consiste em bater a bola para a criança com apenas um toque na raquete, mas de forma leve, para que ela possa rebater de volta. Quem deixar a bola cair ou rebater errado e cair no chão perde um ou mais pontos (as regras podem ser estabelecidas pelos pais).

Frescobol

Gostou das dicas? Essas brincadeiras para fazer com as crianças na praia, além de simples e muito divertidas, são muito importantes para o desenvolvimento das crianças. Não perca esses momentos com a família. Nas suas férias, conheça a cidade de Bombinhas, famosa por juntar momentos como esses a lindas praias e belezas naturais.

Da uma olhada em um Cantinho especial onde você pode ficar com sua família e realizar essas atividades.

Fonte: Brasil escola, Vigotsky (1984, apud WAJSKOP, 2007)