Blog

POUSADA-CANTINHO-SONHADO

Calendário de Eventos Culturais em Bombinhas

Durante os meses de baixa temporada, Bombinhas se destaca pelas diversas opções culturais. Essas, que vão muito além das praias e mirantes, atrativos que naturalmente são destaques no verão. Além de todos os atrativos especiais para os meses de calor, o restante do ano também tem suas peculiaridades.

Para agradar e continuar recebendo visitantes durante o ano inteiro, Bombinhas prepara uma agenda cultural que desperta muita curiosidade. De abril a dezembro, todos os meses contam com programações diferenciadas. As atividades envolvem culinária, literatura, música, cinema e cultura.

Confira agora alguns dos eventos realizados durante o ano. Será que vão despertar a sua curiosidade e interesse?

 

Tarde do Beijú

Entre abril e novembro, o Engenho do Sertão realiza todas as primeiras quintas-feiras do mês a chamada Tarde do Beijú. Na ocasião, os visitantes têm um encontro para valorização e resgate da cultura local. É uma oportunidade para a comunidade compartilhar um pouco da cultura local e para os visitantes agregarem conhecimento e cultura.

A gastronomia típica, com a produção de beijú, é o ponto alto do evento. O beijú é uma iguaria tipicamente brasileira, de origem indigena, feita a partir da tapioca. A especialidade é preparada na hora, feita no próprio Engenho. – Ah, e nada como um cafezinho ou chazinho para acompanhar, não é mesmo?

Primeira Tarde do Beijú. Foto: Fundação Municipal de Cultura Bombinhas/SC (Márcia Cristina Ferreira)

E a atividade não acaba por aí! Tradições, histórias e música deixam a tarde completam a tarde, deixando-a mais divertida.

 

Pesca da Tainha

De maio à junho, as cadeiras e guarda-sois dividem espaço com redes e canoas nas praias de toda a cidade. É o período da famosa pesca da tainha, que atraem visitantes de toda a região.

O espetáculo de um cerco de tainha já é um atrativo por si só. O belo visual da natureza dividido com ações culturais, especialmente no amanhecer ou pôr do sol, proporcionam uma experiência única na vida de qualquer pessoa.

Pescadores da Tainha. Foto: Turismo Bombinhas

Depois, fica uma bela lembrança: uma das mais importantes e saborosas iguarias locais: a tainha, que pode ser preparada de diferentes maneiras.

 

Balaio Cultural

Realizado mensalmente entre junho e novembro, o Balaio Cultural é uma opção divertida para quem procura o enriquecimento das tradições e culturas locais. Na ocasião, é realizada uma Feira de Artes e Artesanatos, pelo Grupo de Artesãos e Artistas de Bombinhas, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura.

Evento Balaio Cultural. Foto: Prefeitura Municipal de Bombinhas (Márcia Cristina Ferreira)

Além da feira, o evento também garante espaço para apresentações, intervenções culturais e, claro, a gastronomia típica da região.

 

Outras opções e programação completa

Para conferir a programação completa, com a data de todos os eventos, acesse o calendário na área de imprensa do site da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, ou clique aqui.

Entre os eventos, ainda há mostras de cinema, apresentações folclóricas, festas em datas comemorativas e festivais de música.

Quadros. Foto: Turismo Bombinhas

 

Gostou das opções? Conta pra gente, qual delas você está mais animado para participar?

(foto da capa: Turismo Bombinhas)

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *