Blog

Boneco de Festa Junina (Foto: Banco de Imagens Pixabay)

As características das festas juninas no Brasil

A partir de junho, em todo o território brasileiro, acontece uma comemoração muito prestigiada pelo povo. As festas juninas no Brasil estão diretamente ligadas a celebração da cultura nacional. Advindas da Europa e comemoradas desde a idade média, em terras tupiniquins sofreu uma forte miscigenação cultural, e assim transformada uma celebração totalmente nova e exclusiva.

Bandeiras de festas juninas no Brasil (Foto: Flickr, Dan Queiroz Flags)

Bandeiras de festas juninas no Brasil (Foto: Flickr, Dan Queiroz Flags)

Conheça algumas das principais características das festas juninas no Brasil.

 

Datas de comemoração das festas juninas no Brasil

As festas juninas acontecem durante os meses de junho e julho. A data tem base nas três principais festividades religiosas que acontecem durante o período. Dia de Santo Antônio (13 de junho), Dia de São João (24 de junho) e Dia São Pedro (29 de junho).

Boneco de Festa Junina (Foto: Banco de Imagens Pixabay)

Boneco de Festa Junina (Foto: Banco de Imagens Pixabay)

Curiosidade: muita gente costuma chamar as festas juninas que acontecem no mês de julho de festas julinas. Isso porque o termo junino advém e naturalmente é associado com o nome do sexto mês do ano. Ortograficamente, o termo não é correto. Como as festas intituladas são muito semelhantes, o correto é continuar chamando as festas de julho de juninas. Mas a gente não vê nenhum problema em chamar de festas julinas, certo? 🙂

 

Tradições das festas juninas no Brasil

A comemoração engloba uma série de tradições culturais. Apresentações, figurino, decoração, brincadeiras, danças e gastronomia são só alguns deles. As festas juninas são celebrações completas.

– Apresentações: a ocasião é favorável para uma série de apresentações culturais tradicionais. Entre elas, uma das mais famosas é a realização do casamento caipira. O momento se assemelha a uma peça teatral que encena a realização de um casamento na roça.

– Figurino e decoração: um dos pontos altos do evento é o figurino e a decoração. Trajados a caráter caipira, com roupas velhas, camisetas quadriculadas e chapéu de palha, os participantes completam o cenário que normalmente é decorado com banderolas feitas de jornal, balões, fogueira e coisas que remetam ao interior do país.

Figurinos típicos de Festas Juninas no Brasil (Foto: Banco de Imagens Pixabay)

Figurinos típicos de Festas Juninas no Brasil (Foto: Banco de Imagens Pixabay)

– Brincadeiras: a festa conta com uma grande quantidade de brincadeiras típicas do período. A fogueira é uma das mais aguardadas. Normalmente ela é acessa só a noite, e é um momento muito aguardado por quem prestigia a festa. Além disso, as simpatias são uma oportunidade de mandar um recado para alguém na festa.

– Danças: nas festas juninas são celebradas as famosas quadrilhas. É uma dança toda particular com influências francesas e inglesas. A música caipira e de forró embalam os festejos, resultando numa apresentação diferenciada.

– Gastronomia: um dos pontos altos da festa. As festas juninas no Brasil contam com uma gastronomia diferenciada do restante do mundo, com fortes influências indígenas. Pratos típicos especialmente preparados com ingredientes a base de milho ou mandioca são os principais.

Gastronomia típica Festa Junina (Banco de Imagens Pixabay)

Gastronomia típica Festa Junina (Banco de Imagens Pixabay)

 

Festas juninas em Santa Catarina

Apesar das principais comemorações serem celebradas no sudeste e centro-oeste do país, Santa Catarina se destaca na região sul. Cidades do litoral catarinense como Florianópolis,  São José, Tijucas, Porto Belo e Bombinhas prestigiam a festa.

Decoração Festa Junina (Foto: Banco de Imagens Pixabay)

Decoração Festa Junina (Foto: Banco de Imagens Pixabay)

Além disso, qualquer pessoa pode idealizar uma comemoração e realizar a própria festa junina. A decoração é muito artesanal, e pode ser encontrada em diversas lojas de decoração. A Negrini Artesanatos conta com diversos artesanatos quem podem auxiliar quem desejar celebrar a data com grande estilo.

 

Venha para Bombinhas e conheça as festas juninas mais bacanas do sul do país. Faça uma reserva antecipada conosco.

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *