Blog

Mergulho

Três motivos para visitar Bombinhas no verão

A cidade de Bombinhas está localizada no litoral de Santa Catarina, a pouco mais de 80km da capital Florianópolis. O município é detentor de características especiais, principalmente quando se trata de cultura, meio ambiente e turismo. Não é à toa que é um dos locais que mais atrai turistas do Brasil e países vizinhos nos meses de verão. Nesse artigo, confira três motivos para visitar Bombinhas.

#1 A cultura de Bombinhas

Colonizado por açorianos, o município mantém traços dessa história até hoje. Os valores da cultura açoriana estão presentes por todos os cantos da cidade.

O folclore, a dança e outras atividades tradicionais se manifestam em diversas comemorações promovidas pela prefeitura. Essas ações possibilitam aos turistas um conhecimento mais amplo sobre Bombinhas.

Uma das tradições culturais é o Boi de Mamão. A atividade envolve música, canto e dança em torno do personagem principal: o boi. Em Bombinhas a encenação da “morte e ressurreição do boi” não é tradicional, mas, no decorrer dos anos, foi ganhando força, conforme o folguedo ensinado aos mais jovens.

Engenho do Sertão (Foto: Turismo Bombinhas)

Engenho do Sertão (Foto: Turismo Bombinhas)

O boi é fundamental nas lidas diárias, no transporte e na movimentação do engenho. Sua importância é refletida nos cantos que trazem a história de sua caminhada junto ao lavrador. ¹

Durante o verão, na parte da noite, a secretaria de turismo promove a exibição de teatros e vídeos do personagem. Localizada no centro da Avenida de Bombas, qualquer pessoa pode visitar o local.

Boi de Mamão - Contos (Fonte: Fundação de Cultura de Bombinhas)

Boi de Mamão – Contos (Fonte: Fundação de Cultura de Bombinhas)

E não acaba por aí!

A consertada é a bebida símbolo da rica diversidade cultural da cidade.  É uma bebida alcóolica semelhante a um licor, feita a base de café e cachaça. O sabor ainda é intensificado com diferentes especiarias, como cravo, canela, gengibre e erva doce.

A bebida é tradicionalmente servida em datas comemorativas. No entanto, é comum encontrá-la nas residências dos moradores e restaurantes típicos da cidade.

A especiaria ganhou esse nome pelo seu preparo. Geralmente é feito a partir da sobra do café passado, que resta no boião (jarro de barro – utensílio muito presente na cozinha tradicional bombinense) em cima do fogão a lenha. O café era coado pela manhã, e “consertado” mais tarde, transformando-se em uma bebida que pode ser guardada por meses. ²

Garrafa de Consertada (Foto: Turismo Bombinhas)

Garrafa de Consertada (Foto: Turismo Bombinhas)

#2 Trilhas ecológicas em Bombinhas

As belezas da cidade podem ser encontradas em diversos caminhos.

As trilhas ecológicas possibilitam uma conexão do visitante com a natureza. São mais de 10 trilhas, apresentando paisagens exuberantes e recantos intocados pelo homem. Para aqueles que apreciam uma boa caminhada, elas são uma ótima opção para deslumbrar as maravilhas que o destino turístico tem a oferecer.

A Trilha de Quatro Ilhas é uma das mais populares. Conhecida pelo fácil acesso e contato com uma rica paisagem natural, mesclando as praias com a vegetação da Mata Atlântica. A caminhada pode ser feita a pé ou de bicicleta. O pôr do sol no ponto mais alto do trajeto é um atrativo excepcional.

Praia de Quatro Ilhas (Fonte: Turismo Bombinhas)

Praia de Quatro Ilhas (Fonte: Turismo Bombinhas)

No Parque Municipal da Galheta, uma das três Unidades de Conservação do Município de Bombinhas, encontra-se a Trilha da Galheta. Seu principal atrativo é a vegetação exuberante, além de uma praia exclusiva e paradisíaca. A aventura pode ser completada em cerca de três horas. O percurso um grau razoável de esforço, mas o cenário compensa com um paraíso de águas límpidas e cristalinas.

Praia da Galheta (Fonte: Amigo de Viagem)

Praia da Galheta (Fonte: Amigo de Viagem)

A Trilha da Tainha beira o costão e passa por trechos diferenciados, com Mata Atlântica, gruta e córregos. Desta trilha pode-se observar o cultivo de marisco localizado no mar de Canto Grande.  ²

Trilha da Tainha (Fonte: Turismo Bombinhas)

Trilha da Tainha (Fonte: Turismo Bombinhas)

# 3 A hospitalidade de Bombinhas

Terra de um povo hospitaleiro e acolhedor. Além de cultura e belezas naturais, Bombinhas também possui um povo hospitaleiro.

O comércio local é considerado muito receptivo. O bom atendimento é destacado pelos turistas que explanam com orgulho as experiências no município.

Atendimento

Atendimento

Além disso, a Prefeitura Municipal constantemente apoia e oferece cursos gratuitos para otimização de atendimento aos turistas. Esse fomento ajuda a criar uma reputação sinônimo de qualidade e hospitalidade.

Não perca tempo, traga sua família amigos para um dos melhores destinos turísticos de Santa Catarina. Tenha contato com a natureza, com a cultura local e usufrua dos excelentes serviços oferecidos na cidade.

A Pousada Cantinho Sonhado é especial para quem procura bons momentos e muito conforto. Faça uma reserva agora mesmo e aproveite!

 

 

Referências: ¹ Fundação Municipal de Cultura Bombinhas ² Trilhas de Bombinhas

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *