fbpx

A Praia do Retiro dos Padres, antigamente conhecida como Praia dos Ingleses, é uma das primeiras de Bombinhas a ser colonizada. Cenário de natureza exuberante e preservada, possuí apenas algumas construções urbanas em seu entorno. É considerada uma das praias mais bonitas e requisitadas do município, com um visual diferenciado único. Saiba agora todas as características e história dessa praia.

 

A história da Praia do Retiro dos Padres (antiga Praia dos Ingleses)

Antes de se chamar Retiro dos Padres, a praia era chamada de Praia dos Ingleses. Isso porque, na metade do século XIX, um grande navio inglês ficou avariado ali. A embarcação chamou a atenção dos moradores nativos que habitavam o local e as praias vizinhas. Muitos dos moradores foram até lá só para vê-lo, já que até então nunca tinham visto um navio inglês autentico. Desde então, os moradores nativos passaram a usar o navio inglês como referência aquela praia e, com o tempo, o nome Praia dos Ingleses caiu no gosto do povo.

Então, em 1967, a praia foi adquirida pelos padres Salesianos de Itajaí. Eles construíram uma grande casa no local e começaram a usa-la para realizar retiros. Daí o nome: Retiro dos Padres.

 

Como chegar até a Praia do Retiro dos Padres em Bombinhas

A Pousada Cantinho Sonhado fica a apenas pouco mais de 3 km da Praia do Retiro dos Padres. O trajeto pode ser realizado de carro e leva cerca de 10 minutos em dias normais. Para chegar até o destino, os visitantes devem pegar a Avenida Leopoldo Zarling sentido Centro de Bombinhas, subir o morro e, em seguida, percorrer toda a Avenida Vereador Manoel dos Santos até o fim, quando chegam na Rua Garoupa, e, novamente, percorre-la até o final, onde se encontra o estacionamento da Praia do Retiro dos Padres. Confira o trajeto detalhadamente no Google Maps.

 

 

As características naturais da Praia do Retiro dos Padres em Bombinhas

A Praia do Retiro dos Padres possui extensão total de 263 metros. É cercada por uma região exuberante de sua fauna nativa, a Mata Atlântica.  Nas areias, a praia é cercada por um grande número de rochas, que se estendem até as águas, formando grandes costões rochosos em seus dois extremos, principalmente no lado esquerdo. As águas do Retiro dos Padres têm condições de mar aberto, proporcionando ondas de tamanhos medianos e correntes de vento fortes.

 

Praia do Retiro dos Padres em Bombinhas. Fonte: Turismo Bombinhas.

Praia do Retiro dos Padres em Bombinhas. Fonte: Turismo Bombinhas.

 

Os atrativos da Praia do Retiro dos Padres em Bombinhas

Além de uma ótima praia para veraneio, a Praia do Retiro dos Padres possui restaurantes à beira-mar em seu entorno. No local é disponibilizado a possibilidade de alugar cadeiras e guarda-sóis. O passeio na Praia do Retiro dos Padres é essencial para turistas que procuram conexão com a natureza e uma paisagem diferenciada e única. Vale a pena a visita.

 

 

Quer conhecer as demais praias de Bombinhas? Confira os outros artigos da nossa série Praias de Bombinhas.

 

Ainda não sabe onde se hospedar em Bombinhas? Faça uma reserva antecipada na Pousada Cantinho Sonhado e venha desfrutar das praias de Bombinhas com muito conforto e a segurança de uma das melhores opções de estada do município. Reservas antecipadas garantes descontos especiais.