Blog

Wakeboard em Bombinhas: dicas e benefícios

Você já ouviu falar em wakeboard? É uma prática esportiva popular no mundo todo e muito apreciada no Brasil. A atividade consiste em amarrar uma corda atrás de uma lancha ou jet-ski e esquiar na água com uma prancha. No mundo, há diferentes modalidades e competições do gênero. O wakeboard em Bombinhas promete uma experiência incrível.

O wakeboard em Bombinhas é uma prática muito apreciada (Foto: Banco de Imagens Pixabay)

O wakeboard em Bombinhas é uma prática muito apreciada (Foto: Banco de Imagens Pixabay)

O esporte aquático surgiu nos Estados Unidos, no final da década de 70, como uma alternativa para os surfistas em dia de poucas ondas. A brincadeira se tornou não apreciada pelos surfistas que logo se popularizou até por quem não era praticante do esporte. Não demorou muito para aperfeiçoamentos serem aplicados e o mundo inteiro conhecer a modalidade.

O wakeboard chegou no Brasil por volta de 1990, mas só foi oficializado em 1997. Há, inclusive, um Circuito Nacional de Wakeboard, com etapas anuais realizadas de norte a sul do país. Os eventos são organizados pela Associação Brasileira de Wakeboard. Entre os locais mais populares da modalidade no país, estão Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará.

 

Wakeboard em Bombinhas

A modalidade pode ser praticada em praticamente qualquer lugar que ofereça espaço para o trajeto do barco com segurança. Para quem está começando, a dica treinar em lugares abertos e com águas calmas, além de maneirar na velocidade.

Wakeboard e pôr do sol (Foto: Banco de Imagens Pixabay)

Wakeboard e pôr do sol (Foto: Banco de Imagens Pixabay)

É necessário ter cuidado redobrado com possível pedras. O mais aconselhável é encontrar locais com uma boa profundidade e sem obstáculos.  Feito isso, o dia promete muita diversão de forma segura!

Em Bombinhas, um point especial para a atividade é a Praia de Zimbros. A tranquilidade do mar e a beleza do lugar vão potencializar proveito máximo do esporte. O canto direito da praia conta com um lugar adequado para a saída de lanchas e jet-skis, garantindo não só a segurança de quem vai se aventurar em alto mar, mas também a dos banhistas que se divertem na praia.

Confira o vídeo do luigitestoni sobre wakeborad em Zimbros:

 

Como praticar wakeboard

A modalidade exige no mínimo duas pessoas: uma que vai praticar o esporte propriamente dito e outra para conduzir a lancha ou jet-ski. Os equipamentos necessários, além da embarcação, são uma prancha e corda de wakeboard. Para quem está começando outro equipamento essencial é um colete salva-vidas.

Wakebord (Foto: Banco de Imagens Pixabay)

Wakebord (Foto: Banco de Imagens Pixabay)

Depois de estar devidamente posicionado na água, sinalize para o condutor começar a andar. Mantenha a borda da prancha acima d’água até que a velocidade aumente e seja possível se levantar na prancha. Lembre-se de manter o pé traseiro esticado para a parte frontal da prancha não entrar na água.

Confira o guia ilustrado passo-a-passo da Wikihow para instruções completas.

 

Os benefícios do wakeboard

Assim como outros esportes aquáticos, o wakeboard é diferenciado por estar diretamente em contato com a água. Sendo assim, é necessário um esforço físico um pouco maior e, consequentemente, gerando um maior rendimento físico.

Wakeboard, águas cristalinas (Foto: Banco de Imagens Pixabay)

Wakeboard, águas cristalinas (Foto: Banco de Imagens Pixabay)

O wakeboard trabalha a musculatura do corpo todo, sendo necessário acionar vários grupos musculares ao mesmo tempo. Além disso, estimula a flexibilidade, o equilíbrio e a concentração, garantindo melhora no condicionamento cardiorrespiratório e diminuindo o processo de envelhecimento.

Além disso, proporciona uma sensação de liberdade indescritível. Estimula o bem-estar e ainda elimina o stress e ansiedade.

 

Ficou com vontade de praticar wakeboard? Venha para Bombinhas e aproveite. As melhores opções de estada estão na Cantinho Sonhado. Faça uma reserva antecipada.

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *