fbpx

No calor do verão catarinense, é normal que o principal atrativo e a escolha mais comum seja passar as férias na praia. Pegar um sol, tomar um banho de mar e relaxar nas areias branquinhas do litoral. O que nem todo mundo sabe é que Bombinhas tem atrativos muito mais específicos para você escolhê-la como o seu próximo destino turístico.

Considerada a Capital Catarinense do Mergulho Ecológico, a cidade tem alguns dos melhores points para a prática do país, e até mesmo da América Latina. A Ilha do Arvoredo, localizada a 11km de distância da costa da cidade, é o principal arquipélago para mergulho do sul do país, e uma das mais importantes reservas marinhas biológicas do Brasil.

Conheça agora as peculiaridades da prática na cidade e venha conhecer pessoalmente a atividade!

Estrutura adequada

A cidade conta com diversas operadoras de mergulho. Elas oferecem todo o treinamento e equipamento que você precisa, seja para um mergulhador experiente ou para um iniciante, que nunca se atreveu a nadar em águas profundas ainda.

As operadoras de mergulho fornecem, além dos equipamentos, transporte até o local da atividade. Tenha você optado por um mergulho a partir das praias da cidade (como Sepultura e Retiro dos Padres), ou optado pelo mergulho em águas profundas em uma das Ilhas da Reserva Marinha Biológica Ilha do Arvoredo, as quais a gente vai falar a seguir.

Além disso, há toda uma preparação e segurança necessária. Se você é dos mais precavidos, pode praticar o mergulho em uma das piscinas das operadoras antes de experimentar o mergulho nas águas frias do oceano. Sendo esta última opção, supervisionada por um monitor treinado para atender qualquer necessidade que você venha a ter nas águas.

Points de Mergulho

O que não falta em Bombinhas é variedade de locais para mergulho. Além das ilhas da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, há o mergulho a partir das praias da cidade e a Ilha do Macuco, presente a oeste da Reserva do Arvoredo e próximo da costa sudeste da cidade, no Parque Municipal do Morro do Macaco.

Confira agora alguns dos melhores pontos:

Ilha do Arvoredo:

Como o nome já diz, a ilha se localiza dentro da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. É a maior e mais requisitada ilha para mergulho ecológico da reserva. Ideal para iniciantes e mergulhadores experientes.

Ilha Deserta, Das Galés e Do Calhau de São Pedro:

Essas três ilhas também fazem parte da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, e cada uma tem sua peculiaridade. A Deserta é destinada apenas para mergulhadores experientes, com presença forte de vida marinha no local. A Das Galés chama a atenção pelo náufrago Lili, que pode ser explorado nos arredores da ilha, e por ser um dos principais pontos de acasalamento de aves da costa marinha brasileira. A Do Calhau de São Pedro tem um acesso difícil e também é destinada somente para os mais experientes, podendo admirar forte presença da fauna e flora local.

Ilha do Macuco:

Também chamada de Ilha do Amendoim, ela é ideal pra quem procura um mergulho mais próximo da costa da cidade. Com águas cristalinas e calmas, é ótima para aprendizado para quem está começando. A presença de fauna e flora marinha é o grande atrativo.

Praia da Sepultura, Retiro dos Padres e Lagoinha:

As três praias mais requisitadas para snorkeling não poderiam ficar de fora da lista. Apesar do forte ser o snorkeling, o mergulho em águas profundas também pode ser feito no local. Perfeito para os menos aventureiros.

Agora você já tem uma noção sobre a estrutura e os melhores lugares para mergulho de Bombinhas! Conta pra gente, onde e como você está mais ansioso para colocar a atividade em prática?