fbpx

No morro que dá acesso ao centro de Bombinhas, fica localizado um dos monumentos históricos mais marcantes do município. A Capela da Imaculada Conceição, em Bombinhas, é uma herança dos fiéis moradores açorianos. A capela, que está prestes a completar o seu 90º aniversário é um lugar incrível e cheio de histórias.

Conheça um pouco do seu histórico e das suas histórias.

Construção e Inauguração da Capela da Imaculada Conceição, em Bombinhas

A Capela da Imaculada Conceição foi construída com o envolvimento dos fiéis em regime de mutirão. O local, perto do antigo cemitério da cidade, sempre foi de grande valor divino, servindo como um importante local de oração. Foi oficialmente inaugurada em 1928.

Capela da Imaculada Conceição
Capela da Imaculada Conceição (Foto: Acervo Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bombinhas)

Dos seus primeiros anos até as ruínas

Após a sua inauguração, a capela reforçou sua imponente importância, principalmente para pescadores e navegadores, que avistavam a pequena torre de longe no mar. Devido a sua localização privilegiada, no alto da montanha entre as praias de Bombas, Ribeiro e Bombinhas, passou a ser uma referência para quem estava no mar.

Capela da Imaculada Conceição iluminada
Capela da Imaculada Conceição iluminada (Foto:Acervo Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bombinhas)

Seus primeiros 40 anos foram marcados por muitas comemorações e momentos de oração, mas no início da década de 1970 foi desativada após ter sua torre central atingida por um raio pela segunda vez. Nas três décadas seguintes, a capela foi completamente esquecida e abandonada pelos moradores locais.

Das ruínas ao esplendor: a reconstrução da Capela da Imaculada Conceição

Depois de mais de 30 anos abandonada, iniciativas privadas lançaram um projeto de reestruturação da capela. Em 2004, através de pesquisas históricas e detalhados estudos de engenharia, foi reconstruída. A estrutura apresentava a máxima semelhança a construção original.

Capela da Imaculada Conceição
Capela da Imaculada Conceição (Foto: Acervo Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bombinhas)

Oficialmente reinaugurada em dezembro de 2005, a Capela fica diariamente aberta para visitação desde então. O local é um dos maiores pontos de interesse do município e apresenta forte valor histórico.

A Capela fica localizada na Rua Cherne, no alto do morro que divide Bombas de Bombinhas, e pode ser visitada todos os dias das 9h às 17h. Para quem gosta de história e curiosidades sobre os locais que visita, a Capela da Imaculado Conceição é parada obrigatória em Bombinhas.

Ficou curioso para conhecer o local? Se hospede na Cantinho Sonhado e usufrua da melhor estada da cidade. Faça uma reserva antecipada agora mesmo.