fbpx

Situada no interior do Parque Natural Municipal da Galheta, a Trilha Ecológica da Galheta é um dos passeios mais conceituados de Bombinhas. A trilha, que se inicia no canto esquerdo da Praia de Bombas, próximo da principal entrada do município, desperta o interesse de visitantes que procuram opções de turismo de aventura, natureza e lazer. O destino é a inconfundível Praia da Galheta, detentora de águas cristalinas e uma curta faixa de areia, com pouco mais de 100 metros de extensão. – Saiba tudo sobre a Trilha da Galheta em Bombinhas e encante-se com um dos melhores passeios do litoral norte de Santa Catarina.

Como é essa Trilha em Bombinhas?

A Trilha Ecológica da Galheta tem início no costão esquerdo da Praia de Bombas. Seu percurso total é de 1838 metros (ou 3676 metros, somando ida e volta). Apresenta grau de dificuldade que varia de médio a semipesado. A duração média de tempo do passeio varia entre 3h e 5h, dependendo do ritmo da caminhada. É necessário preparo físico moderado, pois a trilha possui trechos íngremes com a necessidade de escalar rochas.

Durante a trilha, os visitantes são contemplados com a oportunidade de apreciar diversas paisagens em mirantes naturais. As vistas das praias de Bombas e Galheta são as mais especiais. Pelo caminho, também, podem ser vistos diversas espécies de flora nativa da Mata Atlântica, além de animais como lagartos, borboletas, cigarras, gaivotas e outras espécies de pássaros.

Vista da praia no trajeto da Trilha da Galheta em Bombinhas. Fonte: Keli Benvegnú/Turismo Bombinhas.
Vista da praia no trajeto da Trilha da Galheta em Bombinhas. Fonte: Keli Benvegnú/Turismo Bombinhas.

Dicas para fazer a Trilha da Galheta em Bombinhas

Para quem deseja realizar a Trilha da Galheta, é fundamental possuir condicionamento físico moderado e experiência prévia com trilhas. Em alguns trechos, apresenta pontos de mata densa e fechada, necessitando preparo e conhecimento na atividade por parte dos visitantes.

A dica é realizar a trilha acompanhado. Pequenos grupos de cerca de 4 ou 5 pessoas é a opção ideal. Além disso, principalmente para quem não tem muitas experiências prévias com trilhas, a sugestão mais valiosa é fazer a trilha com o acompanhamento de um guia local experiente e qualificado para a condução da atividade.

Para finalizar, as tradicionais recomendações de trilhas são essenciais: usar roupas leves e calçados fechados especiais para caminhadas, levar bastante água e se hidratar constantemente durante o trajeto. Em dias de sol, passar protetor solar é fundamental e utilizar chapéu e óculos de sol são recomendações fortíssimas.

Os atrativos da Trilha da Galheta em Bombinhas

O principal destino da Trilha Ecológica da Galheta, além dos mirantes naturais espalhados por todo o percurso, é a Praia da Galheta, próxima a Ponta do Araçá, na divisa entre os municípios de Bombinhas e Porto Belo.

Praia da Galheta em Bombinhas. Fonte: Keli Benvegnú/Turismo Bombinhas.
Praia da Galheta em Bombinhas. Fonte: Keli Benvegnú/Turismo Bombinhas.

A Praia da Galheta é uma das mais preservadas e exuberantes de Bombinhas. Possui 105 metros de extensão total, areia branquinha e mar de poucas e moderadas ondas de águas cristalinas. A única maneira de acessá-la é através da própria Trilha Ecológica da Galheta – ou pelo mar.

Quer conhecer as belezas da Trilha da Galheta em Bombinhas? Não perca tempo. A Pousada Cantinho Sonhado fica situada próximo do canto direito da Praia de Bombas – faça uma reserva antecipada e venha desfrutar de uma das melhores estruturas de acomodação do município.