fbpx

Situada no interior do Parque Natural do Morro do Macaco, a trilha ecológica de mesmo nome é uma das mais conceituadas e visitadas do município. Seu destino é o incomparável Mirante Natural do Morro do Macaco, cenário de uma paisagem encantadora, considerada o cartão postal de Bombinhas. – No artigo de hoje, saiba mais sobre o Morro do Macaco em Bombinhas e descubra porque é uma ótima ideia visita-lo nas suas próximas férias no litoral de Santa Catarina.

 

Como é a Trilha Ecológica do Morro do Macaco em Bombinhas?

A Trilha Ecológica do Morro do Macaco está situada no interior do Parque Natural do Morro do Macaco. A área de abrangência do parque se situa no final do bairro do Canto Grande, na região conhecida no município como Calda da Baleia, devido ao seu aspecto que lembra a calda da espécie marinha. O parque é um dos três parques ecológicos de preservação permanente de Bombinhas, ao lado do Parque Natural da Galheta e o Parque Natural da Costeira de Zimbros.

 

 

Para fazer a trilha, os visitantes devem se dirigir até o canto esquerdo da Praia do Canto Grande (Mar de Dentro). Quem chegar ao local terá como ponto de referência o Trapiche do Canto Grande, situado logo à frente do ponto de partida da trilha. Ali, as placas indicativas sugerem o caminho e as informações básicas da trilha.

 

Trapiche do Canto Grande, em frente ao início da Trilha Ecológica do Morro do Macaco. Fonte: Rodrigo Dalri.

Trapiche do Canto Grande, em frente ao início da Trilha Ecológica do Morro do Macaco. Fonte: Rodrigo Dalri.

 

A Trilha Ecológica do Morro do Macaco possui grau de dificuldade moderado e um percurso total de 1632 metros de extensão (ou seja, 816 metros de ida + 816 metros de volta). A principal dificuldade do trajeto é a subida íngreme, que pode ser cansativa para os públicos mais sedentários ou apresentar pequenos riscos em dias com incidência de chuva e solo molhado – sendo recomendado evitar a subida nessas condições.

 

Parte da paisagem durante a Trilha Ecológica do Morro do Macaco em Bombinhas. Fonte: Rodrigo Dalri.

Parte da paisagem durante a Trilha Ecológica do Morro do Macaco em Bombinhas. Fonte: Rodrigo Dalri.

 

Recomenda-se destinar pelo menos 2 horas para realizar o trajeto completo, com pausas para descanso e tempo para contemplar a paisagem e tirar fotografias no fim do percurso. Apesar das precauções, o passeio é acessível para toda a família.

 

Qual é o destino e o atrativo do Morro do Macaco em Bombinhas?

O destino da Trilha Ecológica do Morro do Macaco é o incomparável Mirante Natural do Morro do Macaco. Situado no pico mais alto da península de Bombinhas, o local proporciona uma vista panorâmica de 360º da área em que está localizada. Entre os pontos turísticos que podem ser observados estão os bairros de Canto Grande, Morrinhos e Zimbros, com suas respectivas praias, além das praias da Conceição, Tainha e Mariscal. Os trilheiros podem apreciar, ainda, a Ilha do Macuco e as ilhas que compõem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, como a Ilha do Arvoredo, Galés, Deserta e o Calhau de São Pedro.

 

Vista do Morro do Macaco é uma das mais icônicas de Bombinhas. Fonte: Alan Manoel da Silva/Setur Bombinhas.

Vista do Morro do Macaco é uma das mais icônicas de Bombinhas. Fonte: Alan Manoel da Silva/Setur Bombinhas.

 

 

Quer conhecer esse e outros dos principais atrativos do litoral centro-norte de Santa Catarina? Não perca tempo, venha para Bombinhas nas suas próximas férias. Reservas antecipadas na Pousada Cantinho Sonhado garantem condições e ofertas especiais: faça a sua agora mesmo.