fbpx

Quase no topo do ranking das maiores praias de Bombinhas, a Praia de Bombas é uma das principais escolhas de turistas e moradores para a prática de atividades esportivas, como caminhada e corrida. Ela é a única praia do município a possuir um calçadão que percorre toda a sua orla, com pouco mais de 2 km de extensão. Além disso, possui uma extensa faixa de areia, permitindo que os praticantes de atividades esportivas escolham onde preferem praticar exercícios.

Confira agora uma série de dicas para caminhada na Praia de Bombas:

A primeira regra é fundamental: alongamento!

Independe do destino que você escolher para praticar caminhada, seja ela leve ou intensa, nunca deve esquecer do alongamento – antes e depois dos exercícios! O motivo é fácil de entender.

Quando nossos músculos ficam muito tempo parados, eles tendem a encurtar, diminuindo de tamanho. Ou seja, após muito tempo parado, a tendência é que nossos músculos fiquem enrijecidos quando realizamos atividades físicas muito intensas e desgastantes. Por isso, o alongamento tem como princípio quebrar esse bloqueio dos músculos e relaxá-los, fazendo que eles voltam ao tamanho natural e, como consequência, tornando a atividade física mais fácil e confortável.

A prática, além de melhorar drasticamente o desempenho físico, proporciona inúmeros benefícios para a saúde, como redução de tensões musculares, melhora na circulação sanguínea, diminuição do estresse e prevenção de problemas posturais.

Alongamento é uma etapa fundamental para caminhada. Fonte: Pixabay.
Alongamento é uma etapa fundamental para caminhada. Fonte: Pixabay.

Caminhada na Praia de Bombas: calçadão ou areia?

Agora que você tem em mente que que o alongamento é indispensável, chegou a parte mais divertida: escolha de qual modo deseja praticar a caminhada. A Praia de Bombas proporciona a possibilidade de escolher entre as duas maneiras: pelo seu extenso e estruturado calçadão ou pela tradicional areia da praia.

A escolha da caminhada pelo calçadão é a mais recomendada, principalmente por quem é iniciante na atividade ou deseja realiza-la em ritmos mais intensos que o habitual. Para esse tipo de caminhada, o uso de um calçado especial para a prática é fundamental, proporcionando conforto, aumentando seu desempenho e diminuindo drasticamente as chances de sentir qualquer dor inconveniente após o exercício. O ritmo da caminhada deve ir se ajustando a medida que você sente seu desempenho.

Caminhada no calçadão da Praia de Bombas é perfeito para suas férias. Fonte: Rodrigo Dalri.
Caminhada no calçadão da Praia de Bombas é perfeito para suas férias. Fonte: Rodrigo Dalri.

Já para quem optar pela caminhada na areia da praia, terá outras importantes escolhas a fazer: areia fofa, firme ou com os pés na água? Vamos falar sobre isso a seguir. Nesse tipo de caminhada nossa dica principal é optar por fazer o exercício descalços, mas lembre-se: não abuse na intensidade. Realizar a atividade de maneira muito intensa sem um calçado adequado pode acarretar dores inconvenientes nos pés e pernas.

Pratique caminhada com os pés na areia na Praia de Bombas em todas as épocas do ano. Fonte: Pixabay.
Pratique caminhada com os pés na areia na Praia de Bombas em todas as épocas do ano. Fonte: Pixabay.

Caminhada descalço na Praia de Bombas

Na Praia de Bombas, você pode optar por realizar a caminhada com os pés na água, na areia firme próxima ao mar e também na areia fofa, próxima a restinga e divisão com o calçadão da praia. Essa última opção, no entanto, se torna um pouco mais complexa no verão, já que o grande número de cadeiras e guarda-sóis na praia podem ser um grande obstáculo para quem se exercita assim.

A areia fofa proporciona uma maneira intensa de fazer exercício, já que ela dificulta o caminhar, fazendo que a força aplicada na caminhada seja maior do que em areia firme. Na areia firme o exercício se aproxima muito ao da caminhada no calçadão, a grande diferença aqui é que você pode praticar descanso e ter a sola do pé massageada pela areia enquanto anda. Por fim, a caminhada com os pés na água proporciona o conforto de minimizar os impactos do exercício e exigir mais do praticante, promovendo a realização e um exercício intenso e de baixíssimo impacto.

Agora que você já conhece todas as maneiras de praticar caminhada na Praia de Bombas, não perca mais tempo. Faça uma reserva antecipada na Pousada Cantinho Sonhado e venha desfrutar desse paraíso em todas as épocas do ano. Reservas antecipadas garantem promoções especiais.