fbpx

O peixe mais tradicional do litoral sul do Brasil é, também, o ingrediente principal dos mais famosos pratos típicos de Bombinhas. Situado no litoral centro-norte de Santa Catarina, o município está situado em uma península de 35 km² e foi povoada pelos açorianos já no século XVIII. Em todo esse tempo, criou-se uma rica tradição histórica no preparo desse requintado peixe, capturado principalmente nos lances da Pesca Artesanal da Tainha, entre maio e julho. – Confira agora os principais pratos típicos feitos com tainha em Bombinhas.

 

O caviar de Bombinhas com Tainha

Considerado um dos pratos mais populares de Bombinhas, o Caviar de Bombinhas tem destaque internacional. Hoje o produto que tem como principal matéria prima a ova da tainha já é exportando para países da Europa como a França, reconhecida por possuir uma das melhores gastronomias do mundo. – Não é diferente em territórios brasileiros. O sabor da iguaria já ganhou a mesa dos principais restaurantes e bistrôs de comida típica de Bombinhas.

Especialmente durante a época da Pesca Artesanal da Tainha, entre maio e julho, a iguaria local é servida com um filé de pescado da própria tainha, juntamente com ervas finas e acompanhamentos.

O caviar de Bombinhas nada mais é do que a ova da tainha seca e salgada. Pelos antigos, a prática era utilizada para preservar o alimento, já que ele possui um tempo de validade relativamente curto e não havia geladeiras e freezers na época. O gosto é mais salgado e forte que a tradicional ova de tainha, já que passa por um processo de desidratação e recebe muito sal.

 

Caviar de Bombinhas é servido com filé de pescado como a tainha. Fonte: Casa do Turista.

Caviar de Bombinhas é servido com filé de pescado como a tainha. Fonte: Casa do Turista.

 

Tainha recheada e grelhada na brasa

Já imaginou degustar uma tainha inteira em um restaurante à beira-mar nas praias de Bombinhas? Você pode transformar esse sonho em realidade aqui. A tainha recheada e grelhada na brasa é um dos métodos de preparo mais tradicionais da região, seja nas casas dos moradores nativos ou nos restaurantes de comida típica do município e frutos do mar.

O recheio da tainha pode ser diversificado. Entre as opções mais requisitadas e conceituadas, a que mais se destaca é o recheio de farofa de ova, feito com a própria ova da tainha. Nessa receita, a ova da tainha é esfarelada e recebe condimentos especiais para então voltar para a barriga do peixe já limpo e ser preparada com ele na brasa.

Além da brasa, há quem prefira degustar o peixe assado no forno ou frio em postas. Todas as opções garantem um peixe muito saboroso e leve, perfeito para almoço ou jantar.

 

Tainha grelhada e recheada com ova e frutos do mar. Fonte: Gshow/Globo.

Tainha grelhada e recheada com ova e frutos do mar. Fonte: Gshow/Globo.

 

Tainha no sal frita

Popular entre os moradores nativos, a tainha no sal frita é um dos mais populares métodos de consumo do peixe. Ao contrário dos dois pratos anteriores, onde é necessário uma grande expertise e diversidade de produtos para preparo, a tainha no sal conta unicamente com dois ingredientes: sal e, claro, a própria tainha limpa. Nesse caso a tainha é cortada em postas, salgada e frita – só isso!

O prato típico pode receber como acompanhamentos outros pratos tradicionais de Bombinhas, como caldeirada de frutos do mar, caldo de peixe, arroz soltinho, pirão branco e batatas.

 

 

Quer degustar os melhores pratos típicos feitos com tainha em Bombinhas? Venha conhecer os restaurantes desse paraíso e ainda se hospedar em uma das pousadas mais aconchegantes do município. A Pousada Cantinho Sonhado aguarda você e sua família em todas as épocas do ano. Faça sua reserva agora mesmo e garanta descontos especiais.