fbpx

Considerado um dos destinos mais procurados do país durante o verão do hemisfério sul, Bombinhas está situada em uma península com apenas 35 km². O local é detentor de inúmeras belezas, como praias, parques ecológicos e áreas de preservação permanente. – Mas como é o outono e inverno em Bombinhas? Quando o calor não tem tanta evidência no município, quais são seus atrativos? As respostas para essas perguntas você descobre agora.

Quais são os atrativos para outono e inverno em Bombinhas?

Ao contrário do verão, quando os principais atrativos do município se voltam para as 39 praias, paisagens naturais ou mergulhos ecológicos, no inverno há opções que remetem menos a aventura e mais ao conforto. Os atrativos englobam descanso, gastronomia, cultura. Confira nossa lista especial com os atrativos que você precisa desfrutar no outono e inverno em Bombinhas.

A gastronomia de Bombinhas

Considerado um dos pontos fortes do município, Bombinhas possui grande tradição gastronômica. São diversos pratos e comidas típicas, ideais para agradar os mais diversos paladares. Na cidade, possui uma grande variedade de restaurantes, dos mais diversos segmentos como: petiscarias, hamburguerias, choperias, casas de massas e restaurantes de comida oriental. No entanto, o ponto forte e principal característica do município são os restaurantes de frutos do mar.

Caldeirada de frutos do mar é um dos pratos mais populares de Bombinhas. Fonte: Pixabay.
Caldeirada de frutos do mar é um dos pratos mais populares de Bombinhas. Fonte: Pixabay.

Especializados em servir pratos típicos da região de Bombinhas, os restaurantes de frutos do mar despertam o interesse dos visitantes por possuírem uma grande variedade de opções, sempre com produtos fresquinhos da época. Entre os frutos do mar, destacam-se a lagosta, polvo, lula, ostra, marisco e, claro, o camarão. Já entre os principais pescados estão a tainha, garoupa, corvina, anchova, salmão e linguado.

Filés de pescados se destacam restaurantes no outono e inverno de Bombinhas. Fonte: Pixabay.
Filés de pescados se destacam restaurantes no outono e inverno de Bombinhas. Fonte: Pixabay.

Para completar, o município possui uma variedade de comidas típicas do local, como o beijú, feito a partir da farinha de mandioca, o caviar de Bombinhas, feito a partir da ova de tainha desidratada, e a consertada, bebida alcoólica típica do município, feita a partir de café, gengibre e cachaça.

As atrações culturais de Bombinhas

Os atrativos culturais de Bombinhas englobam a história do município e os colonizadores da península, advindo dos povos europeus da Ilha dos Açores, além da grande preservação ecológica. O município possui museus e institutos sobre cultura popular e biologia.

Museu Comunitário Engenho do Sertão é ponto de resgate e valorização da cultura de Bombinhas. Fonte: Engenho do Sertão/Bombinhas.
Museu Comunitário Engenho do Sertão é ponto de resgate e valorização da cultura de Bombinhas. Fonte: Engenho do Sertão/Bombinhas.

O Museu Comunitário Engenho do Sertão e o Instituto Boi Mamão, sediados no mesmo local, evidenciam um dos mais importantes locais de resgate e valorização cultural da região. Situados no bairro do Sertãozinho, são responsáveis por promover amostras de costumes, manifestações artísticas e ferramentas típicas do cotidiano no município.

O Museu de História Natural Charles Darwin em Bombinhas. Fonte: Amanda Weber/Setur Bombinhas.
O Museu de História Natural Charles Darwin em Bombinhas. Fonte: Amanda Weber/Setur Bombinhas.

Para os amantes do meio ambiente e biologia, a dica é o Museu de História Natural Charles Darwin, próximo à Praia da Tainha, no Canto Grande. O museu possui um grande acervo permanente, com exposição de peças de arqueologia, arqueologia submarina, anatomia animal e geologia. Além disso, possui cerca de 10 aquários e quaternários.

As paisagens durante o outono e inverno em Bombinhas

As paisagens de Bombinhas sempre estão em alta, seja no verão ou no inverno. O pequeno município é detentor de uma geografia diferenciada, com grande evidência de relevos que proporcionam vistas exuberantes e encantadoras. São mirantes naturais, pontos de observação e estradas com vistas especiais espalhadas por toda a península.

Vista do Mirante Eco 360º no outono e inverno em Bombinhas. Fonte: Divulgação/Setur Bombinhas.
Vista do Mirante Eco 360º no outono e inverno em Bombinhas. Fonte: Divulgação/Setur Bombinhas.

A vista do Mirante Eco 360º ou do Mirante Natural do Morro do Macaco estão entre as paisagens que mais se destacam. A encantadora vista da região conhecida como Cauda da Baleia, no Canto Grande, chama a atenção pela exuberância e grandiosidade. – Os locais são conhecidos por possuir o pico mais elevado de Bombinhas.

Mirante de Bombas no outono e inverno em Bombinhas. Fonte: Rodrigo Dalri.
Mirante de Bombas no outono e inverno em Bombinhas. Fonte: Rodrigo Dalri.

Quem procura apreciar uma vista urbana, vai se encantar com o Mirante de Bombas e o Morro da Antena de Bombinhas. O primeiro releva a harmonia da Praia de Bombas com a movimentação urbana do bairro de mesmo nome, conhecido por ser o bairro de Bombinhas com maior habitação. Já o segundo, revela as belezas das praias de Bombinhas, Lagoinha, Sepultura e Quatro Ilhas, além dos bairros do Centro e Quatro Ilhas – conhecidos por ser os mais requisitados pelos turistas que visitam o pequeno município catarinense.

As opções de hospedagem de Bombinhas

Um passeio ou férias turísticas só estão completos se o viajante tiver um bom lugar para se hospedar. Em Bombinhas essa característica é uma realidade. O município possui opções aconchegantes, com apartamentos completos e disponibilidade de serviços de hospedagem como café da manhã e serviço de quarto. É o caso da Pousada Cantinho Sonhado.

Situada próxima a Praia de Bombas, a Pousada Cantinho Sonhado possui acomodações completas e aconchegantes para toda a família. Faça sua reserva agora mesmo e garanta as melhores ofertas.